AUDIÊNCIA DISCUTE PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DO CENTRO DE QUIXADÁ

25/09/2019
AUDIÊNCIA DISCUTE PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DO CENTRO DE QUIXADÁ

Um encontro com comerciantes, lojistas, empresários, representantes de diversas instituições e a população de Quixadá. Os poderes executivo e legislativo promoveram na noite da quarta-feira, 25, Audiência Pública com a finalidade de apresentar os detalhes da obra de requalificação e padronização do centro da cidade de Quixadá, bem como ouvir sugestões e ampliar o debate acerca da temática.

O presidente em exercício da Câmara, vereador Denis Dutra, ressaltou que a obra, no valor estimado em cerca de cinco milhões de reais, deverá promover uma grande revolução na área central do maior centro urbano do Sertão Central.

Um slide foi apresentado pelo chefe do poder executivo municipal, Ilário Marques, com a maquete digital da região na qual será beneficiada. A maioria da população já conhece o projeto, pois foi divulgado por diversos veículos de imprensa, no entanto, com a apresentação de Ilário, o tema ganhou status oficiais, e os presentes, contribuíram com importantes sugestões.

A Av. Plácido Castelo, principal via de acesso ao centro, será ampliada, no trecho que compreende a Av. José Caetano, ao lado do Terminal Rodoviário, e a Rua Francisco de Assis Brasileiro, por trás da Igreja Catedral. A Rua Rui Maia, conhecida como rua da Caixa Econômica, também será revitalizada, completando, assim, o quadrilátero que possibilitará a implantação do Sistema Binário.

O projeto prevê, ainda, a substituição da pavimentação existente por blocos de concreto intertravado para calçamento, padronização de calçadas, implantação de ciclovia, rampas de acesso de pedestres e outros benefícios.

Economia Criativa:

Para além das questões de mobilidade urbana, o prefeito deu ênfase ao fortalecimento das potencialidades naturais da cidade, fomento do comércio, turismo, e destacou que diante do cenário de cidade universitária, é necessário que haja o impulso do empreendedorismo através da economia criativa, já presente no município no comércio noturno de bares, restaurantes, lanchonetes e outros negócios baseados no capital intelectual, cultural e de criatividade.

Contextualização histórica:

Ilário lembrou de sua dedicação e histórico de preocupação com às potencialidades próprias da economia local e regional. O gestor disse que sempre esteve atento ao estudo dos ciclos econômicos da cidade, o que fez com que em suas primeiras gestões, houvessem significados investimentos na reestruturação da área central.

Plenária:

Por fim, o prefeito ouviu a contribuição dos presentes, como a da consultora do SEBRAE, Gabriela de Aquino, que reforçou a ideia apresentada por ele de que com a revitalização do centro o comércio deve também acompanhar com produtividade de vendas. Já a representante do SINDSEP, Luciene Oliveira, apontou a necessidade de organização da logística no centro como estacionamento, calçadas e calçadões livres para os pedestres entre outros. O empresário, Joaquim Neto, expressou sua preocupação com os possíveis impactos ambientais e se colocou a disposição para contribuir de forma mais efetiva com o projeto.

Respondendo a questionamento do comerciante, Geraldo Bertoldo, do Grupo São Geraldo, o prefeito ressaltou que a gestão contratará uma empresa de engenharia para fiscalizar e acompanhar a obra, e que sua execução se dará de maneira programada para não prejudicar o fluxo no comércio.

A obra será executada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, que tem a frente o secretário, Kildary Lobo.